Long / Short planilha com gráfico

O long / Short consiste em assumir 2 posições no mercado, uma posição long (compra) e outra short (venda), isso resulta em um trade não direcional, ou seja, ele não depende da direção do mercado para ter sucesso, é preciso apenas que ação que você comprou suba mais do que a que você vendeu, ou a que foi vendida caia mais do que a que foi comprada.


Long Short planilha




Link para planilha: bit.ly/planilha-long-short

Quando usar?


Por ser um trade não direcional é ideal para ser usado em mercados de acumulação / lateral, ou em mercados de baixa, se você não gostar de ficar vendido.


Tipos de Long / Short


É preciso lembrar que não são todas ações que podem ser arbitradas, é preciso que as 2 ações tenham alguma relação entre si, e quanto maior for essa relação, melhor para operação, pois o risco será menor.


Relações entre as ações


On / Pn


Algumas empresas negociadas no Brasil possuem ações do tipo ON e PN, essas ações representam a mesma empresa, os mesmo fundamentos, mesmo lucro, em fim, porém essas ações não têm o mesmo preço ou até mesmo um spread fixo, então o esse spread pode ser arbitrado quando se encontra distorcido.

Alguns exemplos:
PETR3 / PETR4          VALE3 / VALE5


Empresa / Holding


Algumas empresas listadas são donas de outras também listadas e isso resulta em alto nível de relação entre essas ações.

Alguns exemplos:
BRAP4 / VALE5           ITSA4 / ITUB4


Mesmo setor


Empresas do mesmo setor possuem uma relação grande, essa relação pode ser arbitrada de 2 formas, empresa vs empresa ou empresa vs setor.

Algums exemplos:
GFSA3 / CYRE3          MRVE3 / MOBI11

Lembrando que esse spread desejado nos trades de long / short pode ser explorado em empresas de menor correlação também, mas esses de forma mais cuidadosa.

Para realizar uma operação long / short é preciso alugar um ativo e vender, isso impede um grande número de pessoas de realizar esse tipo de operação, seja por desconhecer ou por sua corretora não oferecer esse tipo de serviço.

Mas o Long / Short também pode ser feito apenas comprado, digamos que você tem alguma ação para longo prazo, se essa ação tiver um par com alta correlação você pode fazer a arbitragem, exemplo, tenho PETR4 na carteira e em determinado momento a PETR3 cai muito mais que a PETR4, então eu posso vender a PETR4 (que possuo) e comprar PETR3 esperando que esse spread volte para a média.

A viabilidade desse tipo de operação tem que ser avaliada, pois os custos podem ser maiores que o lucro, principalmente a ponta vendida que tem que ser alugada, é necessário verificar a taxa de aluguel.


Planilha Long / Short Pardo Trader


Para ajudar no acompanhamento do spread eu criei uma planilha no google drive que pega as cotações online com um atraso e gera um gráfico a partir de uma base de 120 dias, com esse gráfico é possível identificar o spread atual e comparar com a média de 120 dias e média dos últimos 30 dias Na planilha também é calculada a correlação dos ativos, lembrando que correlações acima de 80% são boas para operações e quanto maior melhor, por oferecer menor risco.

Baixar planilha long/short:

bit.ly/planilha-long-short


Para utilizar a planilha abra o link, clique em Arquivo, depois Fazer uma cópia...





Gostou da planilha ? veja a planilha de cálculo de corretagem bovespa e lançamento de opções


Recursos


- Dados das cotações de 120 pregões para comparação
- Possibilidade de alterar a proporção de uma ou das duas ações
- Ratio mínino do período de 120 dias
- Ratio Máximo do período de 120 dias
- Média do ratio para período de 120 dias
- Média do ratio para período de 21 dias
- Cálculo de correlação da ações
- Gráfico de das duas ações individual
- Gráfico do ratio com médias
- Gráfico com desvio personalizavel
- Gráfico com desconto de dividendos



Change log


Versão 2.0

- Adicionado o gráfico com desvio

versão 1.0

- Versão Inicial


Compartilhe:

Sobre o Autor

Rodrigo Pardo

Trader e investidor no mercado de ações desde 2008, operações que mais executo são long/short e lançamento coberto, siga meu twitter @pardoTRADER